Congresso Olímpico Brasileiro

Palestras

O evento será palco de nove palestras de diversos asssuntos relacionados ao tema principal: Planejamento, um referencial de futuro para o Esporte Olímpico. Iniciando um novo Ciclo Olímpico, o II Congresso Olímpico Brasileiro possibilitará ao público escolher e assistir palestras de temas transversais e palestras direcionadas especificamente para cada um dos três segmentos: Gestores, Treinadores e Demais profissionais das Ciências do Esporte.

PALESTRA 1 - Todos

Como será o amanhã?

19/03 10:30

Se o mundo está muito acelerado, gerando grandes mudanças e incertezas, como planejar em curto, médio e longo prazo diante de um cenário mundial tão volátil? O objetivo desta palestra é oferecer uma visão ampla para compreender o mundo atual e o futuro. Serão abordados temas como as perspectivas do meio ambiente, política, economia, esporte, entre outros, fazendo com que os participantes busquem refletir sobre os desafios, as expectativas e os possíveis rumos e tendências que estão surgindo e irão conduzir a humanidade e a tecnologia nos próximos anos.

PALESTRA 3 - Treinadores

Transição da Fase de Desenvolvimento Esportivo do atleta ao Alto Rendimento

19/03 16:30

A preparação de um atleta passa por algumas fases durante sua vida esportiva são elas, identificação do seu talento, depois fase de iniciação, seguindo para a fase de desenvolvimento esportivo, até chegar nas categorias adultas de alto rendimento. Durante essa jornada, o atleta vivência  fases sensíveis de transição das categorias de base para as categorias seniores.

PALESTRA 2 - CIÊNCIAS DO ESPORTE

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para o aumento do desempenho esportivo

19/03 14:30

Em um ambiente altamente competitivo, a ciência e a inovação são necessárias para fazer a diferença. Cada vez mais, ganhar medalhas em campeonatos internacionais requer suporte baseado em evidências em todos os estágios da carreira de atletas de alto rendimento. Isso requer conhecimento de base científica e inovação, por meio de novos insights e aplicabilidade.  Além disso, a supervisão dos melhores atletas é, por definição, feita sob medida e os especialistas que os acompanham precisam estar alinhados e perfeitamente treinados.

PALESTRA 3 - Gestores

Caiu no gosto? Estratégias de Criação de Valor para a Sua Marca

19/03 16:30

Por que certas histórias são compartilhadas, algumas marcas ganham mais engajamento e vídeos se tornam virais?  Qual é a ciência secreta por trás da popularidade de produtos, serviços e ideias? Jonah explicará o porquê e mostrará como aproveitar ideias para criar conteúdo, produtos e serviços contagiosos. 

Após a palestra, teremos uma mesa redonda com um debate sobre o mercado interno do esporte na perspectiva de patrocinadores; a visão e os objetivos do patrocinador ao investir no esporte; a direção do mercado, produtos e serviços que podem ser criados para o segmento esportivo.

PALESTRA 3 - CIÊNCIAS DO ESPORTE

Mesa-redonda: A Mulher Atleta

19/03 16:30

Várias são as características que diferem a mulher do homem. Quando se trata do esporte de alto rendimento, essas diferenças se acentuam, devido a superioridade na aptidão neuromuscular do homem.  Apesar disso, ainda o planejamento do treinamento, as intervenções e serviços das equipes multidisciplinares, entre outros, ocorrem com base no conhecimento científico oriundo das referências do gênero masculino. Ainda estão sem respostas muitos aspectos relacionados à preparação da mulher no esporte, tais como: o que é a mulher esportista, qual sua fisiologia, anatomia, biologia e como funciona sua mente no estado de estresse físico?

O esporte feminino no Brasil é muito recente. Somente em 1996, as atletas brasileiras conquistaram as primeiras medalhas olímpicas. Nesse sentido, o potencial da mulher esportista é enorme e torna-se importante compreender as diferenças entre a mulher e o homem, tornando o caminho mais adequado para o planejamento e a preparação de atletas, especialmente, em um universo em que a participação feminina em Jogos Olímpicos atingiu a igualdade com o gênero masculino.

Esse tema será tratado em uma mesa-redonda, com profissionais de diferentes áreas, debatendo o tema nas perspectivas do treinamento esportivo, da área médica, da psicologia e da gestão.

Em breve, divulgaremos mais informações