O Congresso Olímpico Brasileiro é um evento bianual que tem o objetivo de comunicar e compartilhar informações, conhecimentos e benchmarking, visando a criar uma comunidade com os principais stakeholders do esporte, a fim de possibilitar um pensamento conjunto sobre como enfrentar os desafios do Esporte Olímpico no Brasil.
Planejamento é uma necessidade, especialmente num mundo altamente competitivo como o do esporte olímpico. Seja para nortear as ações e resultados duradouros de uma organização, de um atleta ou para algum projeto específico, o planejamento funciona como uma preparação indispensável para o mundo atual, com mudanças rápidas e grandes incertezas. Estamos no início de um novo ciclo olímpico, e o planejamento nos possibilitará perceber a realidade, avaliar os caminhos e construir um referencial futuro.
Dessa forma, a II Edição do Congresso Olímpico Brasileiro traz como tema: Planejamento, um referencial de futuro para o Esporte Olímpico.
A programação da II Edição do Congresso Olímpico Brasileiro será composta por palestras nacionais e internacionais; mesas-redondas; exposições acadêmicas, de projetos e da memória olímpica; stands de parceiros e patrocinadores; e atividades de vivências do Laboratório Olímpico e esportivas, nas quais os participantes poderão vivenciar algumas modalidades e ainda ter contato com os atletas olímpicos!
A programação de palestras ocorre na plenária principal, onde os participantes terão a opção de escolher entre os temas voltados às áreas de treinamento, gestão e demais ciências do esporte; todas com tradução simultânea.
O ingresso é válido para os dois dias do evento, não havendo valor diferenciado para participação em um único dia.
Qualquer pessoa interessada no tema pode participar do congresso. Ela deverá escolher entre as seguintes categorias:
Os participantes que escolherem concorrer às vagas de Expositor Acadêmico ou ao Prêmio Esporte Inovação também deverão escolher entre as 3 categorias citadas, para assistirem às palestras de acordo com a categoria escolhida.
A diferença são os temas abordados em cada uma das categorias, voltados para gestão esportiva, treinamento esportivo, e demais áreas das ciências do esporte. O participante, ao comprar o ingresso, deverá selecionar em qual destas 3 categorias ele vai participar, o que lhe garantirá direito ao assento para a palestra escolhida. Não será possível e se inscrever em mais de uma categoria, pois as palestras serão simultâneas. Caso haja disponibilidade, o participante poderá assistir a outras categorias, durante o evento.
O valor da inscrição inclui as seguintes atividades:
Os cinco projetos finalistas serão apresentados pelos autores na Exposição do Congresso (projeto e protótipo) e publicados na Revista do Congresso.
Brasileiros ou estrangeiros que atuam nas diferentes áreas de conhecimento, nos meios acadêmico ou empresarial, em centros de pesquisas, incubadoras, aceleradoras de projetos, startups, entre outros.
Inscrições encerradas.
As inscrições se encerraram no dia 17 de maio de 2021.
Os projetos serão selecionados em três etapas. A primeira selecionará até 20 projetos. A segunda selecionará até 05 projetos. E a terceira definirá os 3 projetos ganhadores.
Todos os projetos inscritos deverão responder a um dos dois desafios propostos no Edital do Processo de Seleção: Desafio 1: Sistema de Desenvolvimento de Atletas Talentosos; Desafio 2: Integração do Sistema Esportivo Nacional.
Por uma Comissão Avaliadora formada por especialistas relacionados aos temas propostos, do COB ou externos. Todos os critérios de avaliação estão descritos no Edital do Processo de Seleção do Prêmio.
Os resultados serão divulgados no site do Congresso, na aba “Prêmio Esporte Inovação”: no dia 01 de junho de 2021 – resultado da primeira fase; no dia 09 de junho de 2021 – resultado da segunda fase; no último dia do Congresso (17 de outubro de 2021) – resultado final.
Demais regras para participação neste concurso estão descritas no Edital do Processo de Seleção para o Prêmio Esporte Inovação.
A Inscrição de Pôster vai selecionar os trabalhos acadêmicos que serão expostos na II Edição do Congresso Olímpico Brasileiro.
Esta será uma grande oportunidade para os profissionais que possuem pesquisas no esporte divulgarem seus trabalhos para um público composto por dirigentes, gestores, treinadores, atletas e demais profissionais das ciências do esporte, agentes transformadores do esporte olímpico nacional.
Os até 20 trabalhos do grupo alumni e do público externo selecionados serão apresentados pelos autores na Exposição do Congresso (resumo do trabalho no pôster) e publicados na Revista do Congresso.
Inscrições encerradas.
Os trabalhos deverão ser enviados através do link de submissão dos resumos, que será enviado após a compra do ingresso.
Trabalhos relacionados ao tema do Congresso.
Tema: Planejamento, um referencial de futuro para o Esporte Olímpico.
Quais os tipos de trabalhos serão aceitos?
Conforme descrito no Edital do Processo de Seleção, os trabalhos que podem concorrer são:
Dessa forma, não serão aceitas revisões bibliográficas.
Os trabalhos serão selecionados por uma Comissão Científica formada por profissionais especialistas das áreas das ciências do esporte e professores dos cursos do IOB, de acordo com os seguintes critérios:
Trabalhos grupo alumni IOB:
Trabalhos do público externo:
Cada pessoa inscrita como expositor acadêmico pode submeter até 02 trabalhos como autor responsável, e até 03 trabalhos como coautor para serem avaliados no processo de seleção.
*As categorias de Expositor Acadêmico e Participantes Prêmio Esporte Inovação não têm direito a meia-entrada, pois este valor engloba também a produção do material de exposição.
Têm direito a meia-entrada estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de 15 a 29 anos que comprovarem renda familiar mensal de até dois salários mínimos. O benefício poderá ser estendido inclusive ao acompanhante de pessoas com deficiência, quando necessário. No caso de jovens carentes, o desconto fica condicionado à inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
É considerada pessoa com deficiência aquela que possui impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com outras pessoas.
No dia do evento será solicitado a comprovação de meia-entrada.