O evento será palco de nove palestras de diversos asssuntos relacionados ao tema principal: Planejamento, um referencial de futuro para o Esporte Olímpico. Iniciando um novo Ciclo Olímpico, o II Congresso Olímpico Brasileiro possibilitará ao público escolher e assistir palestras de temas transversais e palestras direcionadas especificamente para cada um dos três segmentos: Gestores, Treinadores e Demais profissionais das Ciências do Esporte.
PALESTRA 1 - Todos
Se o mundo está muito acelerado, gerando grandes mudanças e incertezas, como planejar em curto, médio e longo prazo diante de um cenário mundial tão volátil? O objetivo desta palestra é oferecer uma visão ampla para compreender o mundo atual e o futuro. Serão abordados temas como as perspectivas do meio ambiente, política, economia, esporte, entre outros, fazendo com que os participantes busquem refletir sobre os desafios, as expectativas e os possíveis rumos e tendências que estão surgindo e irão conduzir a humanidade e a tecnologia nos próximos anos.
PALESTRA 2 - Treinadores
A preparação de um atleta passa por algumas fases durante sua vida esportiva, são elas: identificação do seu talento, depois fase de iniciação, seguindo para a fase de desenvolvimento esportivo, até chegar nas categorias adultas de alto rendimento. Durante essa jornada, o atleta vivencia fases sensíveis de transição das categorias de base para as categorias seniores.
Nessa palestra será abordado o processo de maturação do atleta, os pontos sensíveis e os desafios do período de transição. Esse processo é relevante e merece atenção, planejamento e investimento.
PALESTRA 2 - Ciências do Esporte
Em um ambiente altamente competitivo, a ciência e a inovação são necessárias para fazer a diferença. Cada vez mais, ganhar medalhas em campeonatos internacionais requer suporte baseado em evidências em todos os estágios da carreira de atletas de alto rendimento. Isso requer conhecimento de base científica e inovação, por meio de novos insights e aplicabilidade. Além disso, a supervisão dos melhores atletas é, por definição, feita sob medida e os especialistas que os acompanham precisam estar alinhados e perfeitamente treinados.
PALESTRA 2 - Gestores
O Esporte é um fenômeno sociocultural que se realiza a partir de uma série de fatores e dessa forma, é fundamental uma visão ampla, com planejamento e gestão adequados e eficientes. Nessa palestra, serão discutidos elementos de longo, médio e curto prazo relacionados à gestão esportiva. Quais projetos devem ser foco de uma organização esportiva? Projetos de fomento à cultura e à prática esportiva, identificação e desenvolvimento de atletas, formação de treinadores ou programas destinados à preparação de um ciclo olímpico?
PALESTRA 3 - Gestores
Por que certas histórias são compartilhadas, algumas marcas ganham mais engajamento e vídeos se tornam virais? Qual é a ciência secreta por trás da popularidade de produtos, serviços e ideias? Jonah explicará o porquê e mostrará como aproveitar ideias para criar conteúdo, produtos e serviços contagiosos.
Após a palestra, teremos uma mesa redonda com um debate sobre o mercado interno do esporte na perspectiva de patrocinadores; a visão e os objetivos do patrocinador ao investir no esporte; a direção do mercado, produtos e serviços que podem ser criados para o segmento esportivo.
PALESTRA 3 - Ciências do Esporte
Várias são as características que diferem a mulher do homem. Quando se trata do esporte de alto rendimento, essas diferenças se acentuam, devido a superioridade na aptidão neuromuscular do homem. Apesar disso, ainda o planejamento do treinamento, as intervenções e serviços das equipes multidisciplinares, entre outros, ocorrem com base no conhecimento científico oriundo das referências do gênero masculino. Ainda estão sem respostas muitos aspectos relacionados à preparação da mulher no esporte, tais como: o que é a mulher esportista, qual sua fisiologia, anatomia, biologia e como funciona sua mente no estado de estresse físico?
O esporte feminino no Brasil é muito recente. Somente em 1996, as atletas brasileiras conquistaram as primeiras medalhas olímpicas. Nesse sentido, o potencial da mulher esportista é enorme e torna-se importante compreender as diferenças entre a mulher e o homem, tornando o caminho mais adequado para o planejamento e a preparação de atletas, especialmente, em um universo em que a participação feminina em Jogos Olímpicos atingiu a igualdade com o gênero masculino.
Esse tema será tratado em uma mesa-redonda, com profissionais de diferentes áreas, debatendo o tema nas perspectivas do treinamento esportivo, da área médica, da psicologia e da gestão.
PALESTRA 3 - Treinadores
A formação do atleta envolve um processo que necessita de muitos anos de trabalho para que atinja o alto rendimento no esporte. No entanto, além de considerarmos os aspectos genéticos, a disposição do atleta para o treino e a metodologia do treino, outros fatores ganham destaque. O treinador na atualidade, assume o papel de gestor de todo o sistema de preparação do atleta e, neste caso, deve ser um treinador inovador e de olho em tudo que o mundo científico tem para lhe oferecer. Assim sendo, a inovação na teoria do esporte ocorre a cada dia e nessa palestra serão considerados aspectos de seleção do atleta, ambiente de treinamento, conhecimento científico, planejamento do treino e a preparação do treinador.
PALESTRA 4 - Todos
A Agenda 2020+5 é um documento de intenções, recomendações e diretrizes aprovado pelo Comitê Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) para nortear o esporte olímpico nos próximos anos e manter o Movimento Olímpico atualizado com as tendências do mundo atual.
Lenny Abbey trará uma reflexão sobre o futuro do Olimpismo e do Esporte, os quais passam por questões sobre a universalidade e a sustentabilidade dos Jogos Olímpicos, o esporte seguro e a proteção aos atletas, o desenvolvimento de esportes virtuais, a governança, novos modelos de geração de receitas, entre outras.
PALESTRA 5 - Todos
A vida está sempre em transformação, trazendo mudanças e adequações necessárias para as nossas carreiras, ambiente e estilo de vida. A indústria do esporte é complexa, envolve uma série de fatores, organismos, estruturas, financiamento, o atleta, o treinador, entre outros. Mas para que tudo isso funcione de forma adequada, existe uma peça fundamental: o fator humano. São as pessoas que fazem a diferença. Como uma amarração final do nosso Congresso, vamos entender a força da mentalidade de crescimento, do conhecimento, dos talentos e do suor em nossas carreiras e, em particular no mundo dos esportes.
Carlos Júlio, empreendedor e empresário de sucesso, vai nos levar por uma viagem fascinante pelo mundo das mudanças e seus impactos nas nossas rotinas, planos, gerando sonhos, possibilidades e conquistas. Por meio da sua própria trajetória, o palestrante apresentará aprendizados e experiências que nos inspirarão para fazer além dos sonhos, as conquistas.