Congresso Olímpico Brasileiro

II Congresso Olímpico Brasileiro

Evento

O II Congresso Olímpico Brasileiro apresenta o tema Planejamento, um referencial de futuro para o Esporte Olímpico e marca o início de um novo ciclo, no qual o planejamento nos possibilitará perceber a realidade, avaliar os caminhos e construir um referencial futuro. Palestrantes nacionais e internacionais trarão a perspectiva do atual cenário mundial, que apresenta mudanças rápidas e grandes incertezas.

A grande novidade deste Congresso será o Prêmio Esporte Inovação, que vai escolher os melhores projetos em gestão e inovação que apresentarem soluções concretas para os desafios enfrentados no esporte nacional. Os cinco finalistas vão concorrer a grandes prêmios, como participar dos Jogos Olímpicos Paris 2024! A votação e o anúncio dos ganhadores serão realizados durante o segundo dia do Congresso.


Palestrantes

Conheça os grandes nomes do evento

Adriana Behar

CEO da Confederação Brasileira de Vôlei e Medalhista Olímpica

Adriana Behar

Atleta medalhista Olímpica de Vôlei de Praia, foi eleita para o Hall da Fama do Vôlei de Praia em 2010. Participou dos Jogos Olímpicos 2000 e 2004; Medalha de Ouro no Pan-Americano de Winnipeg 1999; 8 vezes Campeã do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia; 6 vezes Campeã do Circuito Mundial de Vôlei de Praia; Medalha de Ouro no Goodwill Games USA em 1998. 

Em 2012, tornou-se a única representante do Brasil na Comissão de Mulheres do Comitê Olímpico Internacional. Hoje atua como CEO da Confederação Brasileira de Voleibol.

Adriana Lacerda

Doutoranda em Psicologia Clínica e Neurociências e mestre em Ciência da Motricidade Humana

Adriana Lacerda

Doutoranda em Psicologia Clínica e Neurociências (PUC-RJ) e mestre em Ciência da Motricidade Humana (UCB). Possui especialização em Psicologia Aplicada ao Esporte de Alto Rendimento (UVA) e formação em Terapia Cognitivo-Comportamental (CPAF-RJ). Graduada em Psicologia (PUC-RJ), atualmente é presidente da Associação de Psicólogos do Esporte do Rio de Janeiro (ASSOPERJ) e membro da International Society of Sport Psychology (ISSP). Ao longo de 17 anos de experiência, atuou em instituições como Clube de Regatas do Flamengo, Confederação Brasileira de Judô, Seleção Brasileira de Nado Sincronizado e Comitê Olímpico Brasileiro (COB- Projeto Time Rio).

Andreu Camps

Secretário-geral da Federação Espanhola de Futebol

Andreu Camps

É Secretário-Geral da Real Federação Espanhola de Futebol desde 2018 e Membro do Tribunal de Apelação da Federação Internacional de Badminton, e até 2017, o advogado fez parte da Corte Arbitral do Esporte (CAS). Professor Catedrático do Instituto Nacional de Educação Física (INEFC) de Cataluña desde 2000, é Diretor do MEMOS/COI, do Mestrado Universitário em Direito Esportivo e do Mestrado Universitário International Sports Law. É responsável por dirigir o Mestrado Executivo em Gestão de Organizações Esportivas, um dos mestrados mais renomados de gestão esportiva do mundo.

Carlos Alberto Júlio

Coach, empresário, escritor e professor

Carlos Alberto Júlio

Um dos mais renomados palestrantes do Brasil, além de Coach profissional de vários Presidentes de Empresas e Facilitador Certificado do YPO. Sócio do Locomotiva Instituto de Pesquisa, Conselheiro Profissional independente em empresas como Camil Alimentos, Aramis, IBMEC, GSA Alimentos, Grupo TV1 e MIT Sloan Management Review Brasil. Foi CEO da Echos – Laboratório de Inovação e Cofundador da Digital House Brasil.

Leciona no IBMEC, na FGV e na FIA/USP. É autor na área de negócios com nove livros publicados no Brasil e exterior. Administrador de Empresas, estudou na Harvard Business School, na London Business School e no IMD de Lausanne-Suíça.

Gerd Leonhard

Futurista e humanista

Gerd Leonhard

Humanista, Futurista e Autor. Nas últimas duas décadas, Gerd Leonhard se tornou um dos 10 principais palestrantes futuristas no mundo todo. Com mais de 2.000 engajamentos em mais de 60 países desde 2004, e um público combinado de mais de 2,5 milhões de pessoas, Gerd foi considerado pela revista Wired como uma das 100 pessoas mais influentes na Europa, e como “um dos principais futuristas da mídia do mundo” pelo The Wall Street Journal. Autor de 5 livros, incluindo Technology vs. Humanity, e cineasta. Ele é membro da Royal Society for the Arts, em Londres, e CEO da The Futures Agency, em Zurique/Suíça.

Gustavo Herbetta

Executivo de Marketing Esportivo

Gustavo Herbetta

Trabalhou por 15 anos com publicidade no Brasil e nos Estados Unidos, em posições de liderança de grandes multinacionais da comunicação, como Grupo McCann, DM9/DDB, e Grupo Publicis. Liderou campanhas para grandes marcas, como Coca-Cola, Intel, Nestlé e Walmart. Em 2015, assumiu o Departamento de Marketing do Corinthians e, em 2 anos, atingiu o recorde de receita comercial na história do clube, que foi considerado a marca mais valiosa do futebol das Américas. Trabalhou também para a CBF, criando a campanha da Seleção na Copa do Mundo 2018, e foi CEO do CBF|Brasil Futebol Expo, maior evento de futebol da América Latina. Atualmente, atende marcas que tenham interesse de investir em marketing esportivo e detentores de direitos que queiram atrair parceiros.

Isabel Swan

Coordenadora da área Mulher no Esporte do COB e Medalhista Olímpica

Isabel Swan

Capitã-Amadora, foi a primeira mulher a conquistar medalha Olímpica de Bronze na vela brasileira, em Pequim 2008, ao lado da parceira Fernanda Oliveira na classe 470. Conquistou a vaga do Brasil ao lado de Martine Grael na Olimpíada Londres 2012 na classe 470 e foi finalista nos Jogos Olímpicos Rio 2016 no catamarã Nacra17. Eleita em Lima 2019, faz parte da comissão de Atletas da PanAm e da Comissão de Solidariedade Olímpica da PanAm.  É embaixadora do Instituto Trata Brasil e Vice-Presidente do Projeto Grael. Contribuiu com o desenvolvimento do Rating Integra, que visa ao desenvolvimento da Governança e da Gestão de Entidades Esportivas. Atualmente, assumiu a Coordenação da área Mulher no Esporte no Comitê Olímpico do Brasil.

Jonah Berger

Ph.D. em marketing pela Universidade de Stanford

Jonah Berger

Professor de marketing na Wharton School da Universidade da Pensilvânia, autor de best-sellers internacionais e especialista de renome mundial. Publicou mais de 50 artigos em revistas acadêmicas de primeira linha. Ensina o curso on-line mais bem avaliado da Wharton e notícias de seu trabalho geralmente aparecem em publicações como The New York Times, Wall Street Journal e Harvard Business Review. Seus livros Contagious, Invisible Influence e The Catalyst: How to Change Anyone’s Mind foram impressos em mais de 35 países. Berger dá palestras e participa de eventos como SXSW e Cannes Lions, assessora várias empresas em estágio inicial e presta consultoria para organizações como Apple, Google, Nike, Amazon, GE, 3M e The Gates Foundation.

José Roberto Guimarães

Treinador tricampeão olímpico de vôlei

José Roberto Guimarães

Disputou os Jogos Olímpicos pela primeira vez em Montreal 1976. Dezesseis anos mais tarde, já como treinador, ganhou o ouro com a seleção masculina em Barcelona 1992, Pequim 2008 e, em Londres 2012, conquistou o prêmio com a equipe feminina. É único brasileiro tricampeão olímpico da história. Em 2019, entrou para o Hall da Fama do COB.

Kamiel Maase

Gerente de Pesquisa e Inovação de Desempenho do Comitê Olímpico Holandês

Kamiel Maase

Atleta corredor de elite, competiu em três Jogos Olímpicos consecutivos (Sydney, Atenas e Pequim) além de ainda deter quatro recordes nacionais (5.000m, 10.000m, 30km e maratona).

Há 12 anos atuando como Gerente de Pesquisa e Inovação de Desempenho e TeamNL Experts, é bacharel em microbiologia, mestre em química e em administração de empresas. Desde 2009, ele aplica sua experiência e habilidades no Comitê Olímpico da Holanda, onde administra um programa de ciência aplicada no esporte e inovação. Ele liderou a criação de um help desk de ciência do esporte, uma rede de cientistas do esporte e uma equipe de nutricionistas esportivos. Atualmente, contribui para o início de um programa de pesquisa sobre esportes subsidiado pelo governo e está fortemente envolvido em vários laboratórios de esportes de elite.

Karl Günter Lange

Treinador esportivo

Karl Günter Lange

Treinador e especialista em desenvolvimento esportivo, com conquistas em Jogos Olímpicos (Seul 1988 e Tóquio 2020) e Mundiais. Gerente de projetos no setor esportivo com base em habilidades interculturais, comunicação, liderança, habilidades de apresentações e design e implementação de estratégia. Atualmente desenvolve Projeto em Uganda.

Lenny Abbey

Líder de engajamento junto aos Comitês Olímpicos Nacionais do COI

Lenny Abbey

Apesar de americano, Lenny Abbey começou sua carreira no esporte no Brasil, em 2007, quando atuou no Comitê Organizador dos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro. De lá para cá, passou por grandes eventos e instituições esportivas, como os Comitês Organizadores dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, Vancouver 2010, Londres 2012, Rio 2016 e, mais recentemente, Los Angeles 2028.

Mariana Britto

Executiva responsável pelos projetos e patrocínios de Esportes da XP INVESTIMENTOS

Mariana Britto

Formada em Comunicação Social iniciou a carreira profissional ao lado da família Schurmann. Atuou 10 anos como executiva responsável pelo atendimento da Schurmann Corporate, empresa do Grupo Schurmann. Contribuiu também em produção de eventos, desenvolvendo programas de treinamento para empresas no Brasil e no exterior. Em seguida, se tornou a executiva responsável pelo agenciamento de grandes personalidades do mundo da aventura em palestras empresariais e em projetos especializados. Em 2019 realizou a expedição “Everest Sustentável” até o acampamento base do Everest no Nepal. A viagem resultou em um documentário com exibição internacional.

Rodrigo Barros

CEO da Boali

Rodrigo Barros

Rodrigo Barros é empreendedor, comunicador e autor do best-seller Versão BETA, além de fundador e CEO da Boali, maior rede de alimentação saudável do Brasil, com mais de 70 operações espalhadas em 14 estados. Foi jogador de futebol profissional, apresentador na TV Gazeta e na Rede TV. Empreendeu nas áreas de comunicação, educação e tecnologia. Viveu no Vale do Silício, onde fundou a HandsOn, plataforma de tecnologia em vídeo, e na Europa, onde criou o HandsOn StartupTour, que se tornou a maior competição de startups da Europa. Entre Janeiro de 2017 e Junho de 2019, foi Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação da cidade de Guarulhos, a 8ª maior do país. Em julho de 2019, deixou a gestão pública para assumir como CEO da Boali, empresa em que também é sócio e fundador.

Tathiana Parmigiano

Ginecologista, obstetra e pós-graduada em Medicina Esportiva

Tathiana Parmigiano

Ginecologista, obstetra e pós-graduada em Medicina Esportiva, atua há 10 anos como ginecologista do Time Brasil das seleções de Judô, Futebol, Ginástica Artística, Handebol, Atletismo de Velocidade, Vela, Nado Sincronizado, Polo Aquático, Natação, Maratona Aquática, Vôlei, Luta Olímpica e Triathlon. Integrou a equipe do Time Brasil nas Olimpíadas de Tóquio.

Fotos

Veja tudo que aconteceu no último evento
Realização
Direção Técnica
Patrocinadores Oficiais
Parceiro Oficial