Zé Roberto Guimarães debate desenvolvimento do jovem atleta até o alto rendimento  | Congresso Olímpico Brasileiro

Zé Roberto Guimarães debate desenvolvimento do jovem atleta até o alto rendimento 

Tricampeão Olímpico participou também de mesa-redonda sobre a mulher no esporte no primeiro dia do II Congresso Olímpico Brasileiro, em Salvador

19/03/2022
Zé Roberto Guimarães debate desenvolvimento do jovem atleta até o alto rendimento 

Os participantes do II Congresso Olímpico Brasileiro, evento promovido pelo COB, em Salvador, assistiram à uma verdadeira aula com o tricampeão olímpico, José Roberto Guimarães, na tarde deste sábado, 19. No palco principal do evento, o técnico da seleção brasileira feminina de vôlei debateu sobre a transição da fase de desenvolvimento do atleta ao alto rendimento.  

“Fiquei muito feliz pelo convite do Comitê Olímpico, porque participar de um evento como esse é muito importante para o desenvolvimento do esporte nacional. Eu sempre valorizei muito o fato de representar meu país, de jogar uma olimpíada e vestir a camisa da seleção. Então, falar sobre tudo o que envolve a transição do atleta, dividir com eles a minha experiência, bem como outros depoimentos que eu pude trazer, é gratificante”, disse José Roberto.  

Durante a palestra foi abordado o processo de maturação do atleta, os pontos sensíveis e os desafios do período de transição. Esse processo, segundo José Roberto, é relevante e merece atenção, planejamento, assim como investimento. Além disso, o tricampeão olímpico pontou que a preparação de um atleta passa pela identificação do seu talento, depois fase de iniciação, seguindo para a fase de desenvolvimento esportivo, até chegar nas categorias adultas de alto rendimento.  

“A transição do atleta é algo muito complexo. É por isso que busquei trazer o depoimento de profissionais que trabalham em diversas modalidades e as dificuldades que eles enfrentam para melhorar o seu atleta. Acredito que serve de lição para todos nós desenvolvermos a saúde mental, física, bem como a parte técnico e tática para que possamos tratar desses pilares da melhor maneira possível, respeitando cada fase e faixa etária do atleta”, reforçou o tricampeão olímpico.     

Além da palestra sobre a transição do atleta para o alto rendimento, José Roberto participou de uma mesa-redonda sobre a mulher atleta. Mediado pela medalhista olímpica da vela, Isabel Swan, o debate também contou com as presenças de Adriana Behar, medalhista olímpica de vôlei de praia; Tathiana Parmigiano, ginecologista e Adriana Lacerda, psicóloga. Os profissionais falaram sobre as perspectivas do treinamento esportivo, da área médica, da psicologia e da gestão.   

Sobre o palestrante 

José Roberto Guimarães disputou os Jogos Olímpicos pela primeira vez em Montreal 1976. Dezesseis anos mais tarde, já como treinador, ganhou o ouro com a seleção masculina em Barcelona 1992, Pequim 2008 e, em Londres 2012, conquistou o prêmio com a equipe feminina. É único brasileiro tricampeão olímpico da história. Em 2019, entrou para o Hall da Fama do COB.