COB organiza II Congresso Olímpico Brasileiro neste final de semana com intensa programação de debates e palestras sobre o futuro do esporte
Evento que terá como tema principal ‘Planejamento, um referencial de futuro para o Esporte Olímpico” reunirá mais de 30 especialistas nacionais e internacionais, além de vivências, exposições e homenagens a grandes lendas da história olímpica
A cidade de Salvador se transformará na capital olímpica do país neste final de semana, 19 e 20 de março, com a realização da segunda edição do Congresso Olímpico Brasileiro. O evento organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) terá 600 participantes, que esgotaram os ingressos, entre treinadores, gestores, profissionais de ciências e das mais diversas áreas de atuação no mercado esportivo. Um time estrelado de cerca de 40 medalhistas olímpicos também já confirmou presença no encontro que conta com uma programação com mais de 30 palestrantes internacionais e nacionais, além de vivências, exposições e discussões sobre o futuro do esporte. O tema do Congresso este ano é “Planejamento, um referencial de futuro para o Esporte Olímpico” e marca o início do ciclo para os Jogos de Paris 2024. Entre as autoridades confirmadas na abertura do evento, às 10hs, está o Ministro da Cidadania, João Roma.
“O Congresso Olímpico Brasileiro foi idealizado para ser um dos principais fóruns de discussão do Brasil sobre os desafios encontrados na nossa sociedade esportiva, com a presença de grandes especialistas nacionais e internacionais. Além disso, esse é um espaço que alia o conhecimento na teoria e prática, cujo resultado será o desenvolvimento de líderes com visão estratégica, que planejam o esporte do presente e do futuro. Este é um momento especial não só para o COB, mas também para todo o Movimento Olímpico Brasileiro. Tenho certeza de que será uma experiência muito produtiva e inesquecível para todos os participantes”, afirmou Paulo Wanderley, presidente do COB.
O grande diferencial do Congresso Olímpico Brasileiro é a realização de três palestra simultâneas no mesmo palco. Cada público (treinadores, gestores e profissionais de ciências do esporte) escolherá qual palestra deseja assistir. Ao fim do evento, os participantes terão acesso a todo o conteúdo gravado do Congresso.
A programação do palco principal conta com uma seleção de craques em suas áreas de atuação como o treinador tricampeão olímpico José Roberto Guimarães; o gerente de Pesquisa e Inovação de Desempenho do Comitê Olímpico Holandês, Kamiel Maase; o líder de Engajamento do COI, Lenny Abbey; o treinador alemão Günter Lange, responsável por ouro inédito de Uganda em Tóquio; o autor de best sellers internacionais e Ph.D em marketing, Jonah Berger, o secretário-geral da Federação Espanhola de Futebol, Andreu Campes, e o futurista e humanista alemão Gerd Leonhard.
Haverá ainda uma mesa-redonda para debater o papel da mulher no esporte, com a mediação da medalhista olímpica de vela Isabel Swan, e a participação da também medalhista olímpica e atual CEO da Confederação Brasileira de Vôlei, Adriana Behar, da ginecologista esportiva Tathiana Parmigiano, da psicóloga Adriana Lacerda, além de José Roberto Guimarães, que falará sobre a perspectiva do treinamento esportivo para mulheres.
“O II Congresso Olímpico Brasileiro marca o início de um novo ciclo olímpico, que será mais curto, no qual o planejamento nos possibilitará perceber a realidade, avaliar os caminhos e construir um referencial de futuro para o esporte nacionalTeremos grandes nomes, vivências, exposições e um público de qualidade com as pessoas que de fato realizam o esporte no país, que estão na linha de frente. Tenho certeza de que será uma experiência muito positiva para todos”, declarou o diretor-geral do COB, Rogério Sampaio.
Além das palestras do palco principal, o público que garantiu presença no Congresso Olímpico contará com um espaço para debates, o Palco Talks, com uma intensa programação voltada para temas como saúde mental; esporte antirracista; prevenção de violências, abuso e assédio; antidoping; manipulação de competições; entre outros.
Outro momento que promete ficar marcado será a homenagem a três grandes ídolos do esporte que entrarão no Hall da Fama do COB: Aurélio Miguel, Fofão e Servílio de Oliveira, medalhistas olímpicos, que deixarão suas marcas gravadas para a eternidade.
A grande novidade da segunda edição será o Prêmio Esporte Inovação, que vai escolher os melhores projetos em gestão e inovação que apresentarem soluções concretas para os desafios enfrentados no esporte nacional. A votação e o anúncio dos ganhadores serão realizados durante o segundo dia do Congresso.
O Centro de Convenções Salvador terá ainda uma área de vivências e exposições em que o participante poderá experimentar esportes como o breaking e o skate. O Laboratório Olímpico do COB terá uma área exclusiva onde apresentará as principais inovações nas ciências do esporte.