II Congresso Olímpico Brasileiro é adiado para nova data em março de 2022 | Congresso Olímpico Brasileiro

II Congresso Olímpico Brasileiro é adiado para nova data em março de 2022

Evento continuará sendo realizado em Salvador, Bahia, e vai reunir profissionais do esporte em diversas palestras com grandes nomes da área, exposições e vivências

25/08/2021
II Congresso Olímpico Brasileiro é adiado para nova data em março de 2022

Pensando em primeiro lugar na saúde e integridade física de todos os envolvidos, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) divulgou nota oficial sobre o adiamento do II Congresso Olímpico Brasileiro nesta quarta-feira, dia 25. O evento, que estava marcado para os dias 16 e 17 de outubro de 2021, foi remarcado para os dias 19 e 20 de março de 2022. O local permanece o mesmo: o Centro de Convenções Salvador, na Bahia.

“Fizemos diferentes estudos sobre as possibilidades de realização do congresso em 2021, levando em consideração o status da pandemia, o processo de vacinação, parceiros e profissionais envolvidos diretamente. O Congresso é um evento norteador e estratégico para o desenvolvimento do esporte, e a tomada de decisão do adiamento foi complexa, mas estamos satisfeitos. Abriremos o ano de 2022 com a II edição do Congresso Olímpico Brasileiro, trazendo muita informação de qualidade, oportunidade de encontros com os principais stakeholders do esporte, iniciando o Ciclo Olímpico de Paris 2024 com o pé direito”, disse Soraya Carvalho gerente do Instituto Olímpico Brasileiro.

A decisão levou em conta a disseminação de novas cepas do coronavírus e a gravidade da pandemia de COVID-19 no país. O Congresso tem previsão de reunir mais de mil profissionais do esporte em dois dias de palestras, exposições, vivências e encontros entre os diversos stakeholders da área.

“Em Tóquio 2020 alcançamos o sucesso não apenas no âmbito esportivo. Graças aos protocolos extremamente rigorosos aplicados pelo COB, nenhum caso positivo para Covid-19 foi registrado na delegação brasileira durante os Jogos Olímpicos. Considerando o momento que estamos vivendo, o COB entende que deve, novamente, colocar em primeiro plano a saúde e segurança de todos os que vão participar desse projeto”, afirma Dra Ana Côrte, coordenadora médica do COB.

“Seguindo os mesmos preceitos que nos possibilitaram levar para o Japão e trazer de volta para o Brasil cerca de 700 pessoas em total segurança, o COB se viu obrigado a cancelar dois eventos que considera fundamentais para o esporte brasileiro, eventos que sempre cuidamos com muito zelo – as edições de 2021 dos Jogos da Juventude e do Congresso Olímpico Brasileiro. O COB incentiva a que toda a população brasileira se vacine e siga as recomendações dos profissionais de saúde quanto ao distanciamento social e ao uso de máscaras para que consigamos superar a pandemia e, já em 2022, realizar o Congresso Olímpico, evento fundamental para o desenvolvimento do Movimento Olímpico Brasileiro”, ressalta Rogério Sampaio, diretor geral do COB.

Em 2019, mais de 1.200 profissionais do meio esportivo participaram da primeira edição do Congresso Olímpico Brasileiro, realizada na cidade de São Paulo. Além de comemorar os 10 anos do Instituto Olímpico Brasileiro, o evento ainda trouxe 13 palestrantes com destaque mundial, como os treinadores medalhistas olímpicos Bernardo Rezende (Bernardinho) e Bob Bowman, responsável pelo desenvolvimento do nadador Michael Phelps, para abordar temas de grande relevância sobre a Gestão Esportiva de Alto Impacto: estratégias para resultados efetivos.